Neoclassico no Brasil

Em 1816 o neoclassicismo chegou ao Brasil juntamente com a Missão artística francesa, grupo de artistas convidados por dom João 6º. para fundar uma academia de artes no Rio de Janeiro, a Academia de Belas Artes.
O estilo neoclássico é assim denominado, pois busca na estética da antiguidade procuravam representar formas perfeitas e ideais de beleza,Inspiravam-se na arte da grécia antiga, tuitos tinham temas históricos, arte seguia regras rígidas em relação a técnica e não permitia idéias de experimentar coisas novas. 
Faziam parte da missão o pintor e desenhista Jean-Baptiste Debret, o pintor especialista em paisagem Nicolas Antoine Taunay, o gravador Charles Simon Pradier , o escultor Auguste-Marie Taunay, o arquiteto Grandjean de Montigny e admitidos posteriormente os dois escultores e gravuristas Marc e
Zépherin Ferrez. A primeira afirma que, por sugestão do conde da Barca, o príncipe Dom João requer ao marquês de Marialva,[...] a contratação de um grupo de artistas capaz de lançar as bases de uma instituição de ensino em artes visuais na nova capital do reino. [...] Marialva chega a Lebreton, que se encarrega de formar o grupo. A outra versão afirma que os integrantes da missão vêm por iniciativa própria, oferecendo seus serviços à corte portuguesa. [...] partidários de Napoleão Bonaparte, os artistas se sentem prejudicados com a volta dos Bourbon ao poder. Decidem vir para o Brasil e são acolhidos por D. João [...] (ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS.Missão Artística Francesa. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/AplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=340


Jean- Baptiste Debret
Foi o mais importante documentarista da Missão Artistica Francesa.
Era professor na academia, publicou três volumes de desenhos e aquarelas chamados Viagem pintores e histórica ao Brasil, que nós da idéas da sociedade brasileira na primeira metade do século XIX, onde mostra o dia-a-dia das pessoas.Pintava com cores mais intensas a aparte principal do quadro, deixando o resto mais suave.


Academia de Belas Artes.Pedro

Américo. A Carioca, óleo s/ telaPedro Américo. A Carioca, óleo s/ tela
1882, 205x134 cm (MNBA)