Barroco no Brasil

O barroco foi de 1550 a 1700, os artistas barrocos queriam despertar as emoções do observador e envolve-lo com o trabalho de arte.Para isso usavam muitas curvas que davam a sensação de movimento e tambem o claro e o escuro nas representações dos sentimentos dramáticos das figuras. Nas estátuas de cristo  tinham a faces contorcidas e feridas abertas para mostrar a dor; os interiores das igrejas eram cobertos de muito dourado.
O maior apogeu do barroco foi em 1763 com a mudança da capital brasileira para o Rio de Janeiro, nesta época a europa já tinha abandonado o barroco e cultivava novos estilos.
Os micionários treinavam os artistas para ajudar  a construir  as igrejas.
O estilo barroco espalhou-se por todas as regiões do pais e cada uma com suas características.

Em 1710 foi descoberto o ouro em Minas Gerais, a pezar disso suas igrejas não possuem muito ouro são decoradas com pedras da região.
Uns dos maiores escultores na região é o arquiteto e escultor Alejadinho, que contrai uma doença  que o deixou deformado e vem daí seu apelido, como ele ficou sem dedos um cinzel era colocado ao que restava de suas mãos e assim ele fez magníficos trabalhos.


 Igreja de São Francisco da Penitência.
O barroco é marcado por muitos exageros na decoração. Esta igreja é toda decorada com ouro, levou quase cem anos para ser concluída, seu escultor, o potuguês Francisco Xavier de Brito, influenciou o Aleijadinho.



"Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência", começou a ser construída em Ouro Preto em 1766 por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. São dele o projeto arquitetônico, a talha e as esculturas. As pinturas ficaram a cargo de Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde. Os dois são justamente considerados os maiores artistas do Brasil colonial.