Modernismo no Brasil

A semana de 22 calsou um grande impacto da arte brasileira, um grupo de artista cansou de ver os brasileiros emprestarem a arte da europa, então ralizou-se em São Paulo durante uma semana exposições artisticas incriveis com pinturas, esculturas, músicas, poesias, peças teatrais, tudo moderno e novo.
O objetivo era preparar as pessoas para idéias novas.
Participavam deste movimento os artistas:


Lasar Segall em 1913 veio visitar parentes em Campinas expôs suas pinturas expressionistas. Os quadros causavam escandalos, ele procurava dar destaque as ideias e as emoções, as cores expressavam mais o que o artista sentia do que aquilo que ele via, os temas mais usados era a miseria humana, a injustiça e a solidão Segal passou por varias fases prantações de banana, mulatos, favelas, a cidade paulista de Campos do Jordão e o tema da maternidade e mais tarde os problemas sociais.


Anita Malfatti após estudar na Alemanha e nos Estados Unidos, trouxe para o Brasil a pintura moderna com sua liberdade de pinceladas de cores fortes a exposição expressionista da artista em 1917, recebeu muitas críticas desfavoráveis.










Vitor Brecheret um jovem escultor ajudou preparar o caminho para a semana de 22. sua arte nova foi aclamada por todos até ops criticos mais concervadores adimiraram suas obras. Ele estudou na Italia e na França ganhou fama internacional sua escultura era decorativa, com curvas e formas geométricas chamada da arte decorativa ou art déco. Em um de seus trabalhos o grupo puxando a canoa representa os bandeirantes que abriram caminho para o interior do Brasil entre 37 figuras estão representados todos os tipos humanos de alguma maneira Brecheret levou 17 anos para construir este trabalho. 
Emiliano Di Cavaldanti estava entre os principais organizadores da semana de 22 construiu alguns quadros para a exposição mas nao teve reconhecimento somente mais tarde pintou como ninguem carnaval Brasileiro, camponeses, pescadores etc pintava figuras humanas especialmente mulatas dizia que o Brasil é um dos paises mais femenino do mundo.





Tarsila do Amaral uma artista fundamental para o modernismo veio de uma familia rica era bonita e muita viajada. Ela e um grupo de amigos fizeram uma viagem pelas cidades históricas de Minas Gerais, para "descobrir" o Brasil. Entao começou a sua fase pau Brasil, caracterizada pelas cores rosas e azul, as figuras e plantas tropicais tinham formas geométricas, e seus temas era regionais. Em 1928, iniciou a nova fase, chamada antropofagia, que pregava que os Brasileiros deveriam absorver todas as ideias dos paises estrangeiros e aproveitar tudo e se livrar do resto. Suas figuras humanas são deformadas e foram colocadas em cenários estranhos com cores intensas.