Idade Média

Arte Bizantina

A arte Bizantina iniciou antes da idade média, surgiu no oriente quando o império romano começa a ruir, O termo arte Bizantina originou-se na cidade que havia se tornado a capital do império: Bizâncio.
Por conta do contato com o oriente, podemos dizer que passa a ser influenciada pela arte oriental, seu ponto  máximo foi a arquietura, cujas características são: uso do mármore em abundância, torres com minaretes, uso de arcadas sobre colunas e cúpulas sobre pendentes, uso do arco romano e do arco ogival no mesmo espaço.
Desse período podemos destacar diversas construções, entre elas a Basílica de São Marcos, em Veneza e a Igreja de Santa Sofia em Constantinopla (antiga Bizâncio), a pintura desse período apresenta figuras chapadas e sem perspectiva, figuras alongadas mas do mesmo tamanho e principalmente marcada pela ausência de paisagens no fundo. Acima podemos conferir a imagem da igreja de Santa Sofia.
Outra característica da arte bizantina são os mosaícos, diferentes dos mosaícos do ocidente os mosaícos bizantinos são mais coloridos e empregam outros materiais.










Acima podemos conferir o detalhe de um mosaíco bizantino, um belo trabalho que exigia muita concentração para ser elaborado e montado, os ícones bizantinos eram espécies de pintura que traziam figuras universais, comuns na maneira de serem retratadas mas que ao mesmo tempo não se parecesse com nenhum ser humano, acima também podemos conferir o detalhe de um ícone bizantino.


Arte Românica

Arte, que se produz paralelamente à arte bizantina, reflete um período muito conturbado na Europa, a idade média, em que se estabelecem os feudos e ocorrem as guerras de conquistas territoriais.
Podemos dizer que a arquitetura desse estilo é uma arquitetura pesada, onde é caracterizada por paredes grossas, uso do arco romano, algumas com as rosáceas que possibilitava melhor luminosidade no espaço. Como exemplo de construção românica podemos citar a Catedral de Udine e a Famosa torre de Pisa.
A idade média foi regida pela religião  e está ligada à arte, as estátuas quase não tinham movimentos e eram utilizadas como complemento da aquitetura, abaixo  podemos conferir a imagem da basílica de São João Batista.

Basílica de São João Batista ( Florença)


Igreja de Santa Maria de Ripoll, Gerona




Arte Gótica
 A arte gótica é também chamada Arte das Catedrais ou Arte das Ogivas. Surge no final do século XII, na França. É uma fusão de elementos clássico  de elementos clássicos, bizantinos e bárbaros.
Nessa época, toda a vida do homem deveria ser voltada para o aspecto religioso e as igrejas deveriam tornar-se mais amplas e mais altas.
O homem acreditava que quanto mais altas as construções, mais estaria perto de Deus, muitas catedrais chegaram a cair quando construídas, para dar maior altura às catedrais, era necessário afinar as paredes e dar maior leveza às construções, o resultado foi o arcobotante.
 O arcobotante permitiu a explosão da arte arquitetônica, as torres se tornaram vibrantes e agudas lançadas como uma prece para o alto. 
As colunas altas, o uso dos arcos ogivas, rosáceas, vitrais são características do novo estilo que passa a reger o mundo daquela época .
A arquitetura gótica assumiu características diversas, conforme onde se desenvolvia, "São quatro as mais marcantes: gótico francês, gótico alemão, gótivo inglês e gótico italiano.
A escultura gótica apresenta-se integrada à arquiteturam completando a arquitetura, a pintura gótica tem as mesmas características da pintura bizantina e românica, fortemente impulsionada pelos vitrais que surgiu incorporado à arquitetura e só foi possível por conta das paredes mais finas.

 Catedral de Notre Dame localizada em Paris



No Brasil, a catedral da Sé localizada em São Paulo é um belo exemplo de uma construção gótica. Em viagem  à bienal desse ano, eu e uma amiga passamos em frente e ficamos encantadas com a construção.
É uma pena não termos máquina no momento para registrar, pois a bateria havia acabado.
Abaixo podemos conferir uma imagem da catedral.