Idade Moderna

Renascimento

O renascimento foi uim movimento de renovação cultural, que marcou a transição da idade média para a idade moderna, o homem passa a rever conceitos que colocam Deus como o centro de tudo entre outras coisas como: " O homem descobriu que a terra não era mais o centro do universo e sim o sol; que a terra não era plana; que haviam outros povos que habitavam a terra, e não só os asiáticos e os europeus." (POZENATO, 1995, p.45)
A busca da verdade levou o homem à pesquisa, procurou conhecer mais do mundo e de si mesmo, colocando-se como centro do universo.
É na renascença que a arte ganha autonomia, pois o público passa a ver a arte sem estar ligada à religião.
O Renascimento surgiu na Itália, os artistas voltam a estudar o corpo humano, buscando inspiração nos povos greco-romanos.
Um dos exemplos de arquitetura dessa época é a Basílica de São Pedro, em Roma, onde contém "uso das ordens arquitetônicas gregas, frontão triagular, uso de arcos, abóbodas e cúpulas e estátuas nos telhados.


Ao lado podemos conferir uma fotografia da basílica de São Pedro.
A escultura no renascimento retoma características da escultura grega e romana.
Michel Ângelo foi um artista consagrado, produziu inúmeras obras, no Brasil existe uma réplica da obra " Pietá" que se encontra na igreja de São Pelegrino em Caxias do Sul -RG segundo a autora Pozenato.
A pintura segue o mesmo rumo, mas se baseando nas esculturas greco-romanas, já que os registros da pintura eram escassos.




Uma das características da pintura do renascimento é o uso de paisagens como fundo das pinturas, "as pinturas apresentam um eixo central, seja na vertical, seja na horizontal.
Foram criadas escolas para ensinar a cantar, meninos pobres eram recolhidos nos mosteiros para formar coros, muitos eram castrados para que sua voz não mudasse com o passar do tempo e também porque as mulheres não podiam cantar na igreja." (POZENATO, 1995, p.48)
A ópera surgiu no renascimento, " foi Cláudio Monteverdi quem organizou a ópera, nos moldes em que a conhecemos hoje, em sua obra "Orfeu".
Com a invenção da imprensa, as obras literárias são impressas mais rápidas, em Florença, na corte dos Médici, voltam a ser celebradas as antigas festas romanas, que dão origem ao carnaval que teve sua origem na Europa..
Durante o renascimento surgiram muitos artistas, segundo Pozenato Giotto iniciou seus estudos pela perspectiva ainda no final do gótico, algumas de suas obras que merecem ser destacadas são: " O retiro de São Joaquim entre os pastores", "São Francisco renunciado à sua herança", "Lamento ante Cristo Morto" e a "Última Ceia".
Outro artista muito importante do Renascimento foi Leonardo da Vinci, seus feitos ainda são lembrados entre nós, tornou-se conhecido mundialmente como pintor, descobriu a perspectiva científica que permitiu o uso da terceira dimensão no desenho.
Uma das obras mais importante do artista foi " A Última Ceia", ao lado podemos conferir o detalhe da obra.
 O maior escultor do renascimento foi Michelângelo, suas obras importantes foram: Moisés, Pietá e Davi, como arquiteto trabalhou na Basílica de São Pedro, revolucionando o sistema de construções de cúpulas, eliminando os arcos cruzados
Outro gênio do Renascimento que merece ser destaco é Rafael Sanzio que nasceu em Urbino.
O artista é famoso por suas madonas, já Sandro Botticeli reviveu as lendas gregas e romanas na pintura, o nascimento de Vênus é uma obra do artista, essa obra é lembrada por muitos nos dias de hoje e já foi usada para a produção de diversas leituras feitas por meio de outros artistas.






O Maneirismo


Quando os gênios do Renascimento morreram, temos a sensação de que eles levaram consigo o movimento renascentista.
A arte então precisava passar por alguma transformação, os artistas passam a retratar o homem de maneira exagerada, anatomicamente não resolvidos talvez seria o melhor termo utilizado para falarmos do Maneirismo.
O maneirismo foi um período de transição entre o Renascimento e o Barroco, os artistas tinham os artistas consagrados como referência, mas nada tão original e inovador foi produzido nesse período mas houve a quebra do clássico.
Ao lado podemos ver duas imagens de pinturas desse período, chega a soar como estranho.






O BARROCO


A segunda metade do século XVI passaria a ser dominado por um novo estilo, O Barroco.
Esse estilo se prolongaria até o princípio do século XVIII,  
A igreja usou a arte novamente para chamar a atenção dos fiéis com a contra reforma.
O Barroco é caracterizado pelo emocional, o uso de curvas e contra curvas ressaltam esse pensamento e também há contrastes entre luz e sombra bem definidos.
Esse estilo se desenvolveu de maneira particular em cada lugar, ao lado podemos conferir a imagem da Catedral de Santiago de Compostela localizada na Espanha.
Os tetos da igreja eram pintados, causavam uma espécie de ilusão nos espectadores passando a idéia de infinito.
Entre os grandes pintores desse movimento, podemos destacar: Rubens, Goya, El Greco, Velásquez, entre outros.
Segundo Pozenato, é na escultura que o Barroco atinge seu ponto máximo, passando a ser utilizada em abundância complementando a arquitetura, mas também parece como uma arte autônoma em sofisticados objetos como saleiros, móveis, jóias e fachadas de prédios.
Entre os principais nomes da escultura barroca estão Borromini e Bernini.
O mobiliário da classe da burguesia é muito ornamentado, abaixo podemos conferir a obra chamada: "As forjas de Vulcano" de Diego Velazquez.








Aqui podemos notar o contraste entre claro e escuro que é tradicional no estilo barroco.
O artista do barroco que mais admiro é Caravaggio, ele retrata as pessoas com perfeição, o jogo de luz e sombra é a característica mais forte do artista.
Quando olhamos para uma de suas pinturas temos a verdadeira sensação de estamos olhando para uma fotografia, é incrível.
Abaixo podemos conferir uma de suas pinturas cujo o título é "Tomé, o incrédulo"produzida entre os anos de 1602 e 1603.










O ROCOCÓ


O final do estilo barroco ficou conhecido como Rococó, pelo exagero de curvas na decoração, apesar disso se tornou um pouco mais limpo do que o Barroco propriamente dito.
Se fossemos distinguir os dois estilos, uma das características que deveríamos observar, seria analisar se há a cor branca em meio a composição.
O barroco é carregado, não dando espaço para o vazio, diferente do Rococó que apesar de todo elabarodo possui alguns espaços em branco.
Para tentar exemplificar, resolvi postar duas figuras para fazermos as comparações dos dois estilos.




Altar estilo Rococó




Estilo Barroco






Neoclássico

"Tendência artística e literária que surgiu em contraposição às idéias do barroco e do rococó. Pode chamar-se Neoclassicismo ou Academismo, porque o novo estilo representa, na verdade, a restauração da antiguidade clássica Greco- Romana." (POZENATO, 1995, p.79).
O arco do triunfo  que foi mandado ser construído por Napoleão Bonaparte e faz parte desse período.
Na pintura podemos destacar Ingres, David,Jacques-Louis entre outros.
É comum classificarmos a música de Beethoven de música clássica, mas na realidade o termo que seria melhor classificarmos é o erudito, esse estilo se propagou durante o período do neoclássico.
Ao lado esquerdo podemos ver uma construção totalmente em estilo neoclássico, trata-se de uma igreja construída em estilo romano, se não soubéssemos que se trata de uma igreja, facilmente a classificaríamos como um templo pagão greco-romano.
Na área da escultura, podemos destacar Canova.




Suas obras são limpas, algumas delas apontam para o romantismo que aconteceria nos últimos 30 anos do neoclassicismo. Ao lado direito podemos conferir uma escultura do artista, cujo o título é "Psique e o Amor", trata-se de uma escultura ricas em detalhes e movimentos, aparente ser uma forma muito lisa e limpa.
Na área da música  a sonata e a sintonia são formas típicas deste período, as obras dessa época são mais aceitas e conhecidas até hoje.
Os maiores músicos clássicos são Haydn, Mozart e Beethoven que foi o último compositor clássico e o primeiro compositor romântico.














A grande Odalisca (Ingres)







Jean-Auguste-Dominique Ingres