Idade Contemporânea

Segundo a história, idade contemporânea corresponde o período que se inicia a partir da revolução francesa e se prolonga até nossos dias, aqui nesse espaço será retratado movimentos que se estenda até o impressionismo, entenda o porque na página " Modernismo Europeu".


Romantismo


Segundo Pozenato, o romantismo surgiu após a revolução francesa, e justamente por isso os traços marcantes desse movimento é o nacionalismo. 
Na pintura existe a liberdade de composição, em muitas obras podemos ver a predominância da cor vermelha.
 O romantismo espalhou-se por toda a Europa e também pelos países da América e outros continentes, adquirindo sempre a cor local. Os pintores com maior destaque são: Constable e Turner, na Inglaterra; Delacroix, Géricault e Daumier na França.
Abaixo   encontra-se   a obra " A liberdade guiando o povo" do artista Delacroix.









No campo da escultura o que irá chamar a atenção é o movimento, principalmente através do auto relevo, o nome de maior destaque é do frânces Rude.
Uma obra desse artista que merece ser comentada se chama "A Marselhesa", trata-se de um auto relevo muito rico em detalhes, a obra serve de complemento pela obra magnifica que o artista constrói : O Arco do Trinunfo.Confira ao lado direito detalhes dessa obra.
Na área da música, podemos destacar os estilos: Noturnos, baladas, polonaises, fantasias, marzucas, sinfonias, quintetos, sontas, concertos, valsas e óperas segundo Pozenato.
Os principais compositores românticos foram: Chopin, Rossini, Pucci entre muitos outros compositores geniais.











O Realismo


Nós temos o costume de dizer as vezes que um desenho ou uma pintura parece "real", o realismo como movimento têm um conceito um pouco diferente nesse sentido.
O artista passa a ter a preocupação em retratar com fidelidade situações do cotidiano em que vivia, com a revolução industrial era comum ver o homem se tornando pobre em todos os sentidos.
Então um simples grupo que envolva a pobreza por exemplo, passa a ser o principal tema para uma obra pictória por exemplo.
" O realismo foi um movimento artístico que apareceu na segunda metade do século XIX, contrapondo as idéias do Romantismo.
Nesse período, houve um avanço tecnológico muito grande e isso fez com que o homem se voltassem para o real, Realismo e Naturalismo muitas vezes se confundem.
Na arquitetura aparecem novos materiais a serem explorados, começam a surgir grandes edifícios em ferro, concreto armado e vidro, como exemplo podemos citar a Torre Eiffel, em Paris; em Londres o palácio de Cristal; e o primeiro arranha-céu "home insurance building" de Chicago." (POZENATO, 1995, p.87)
No campo da escultura, Rodin é o principal nome, sendo também considerado  o precursor da escultura moderna, em viagem à Bienal de Semana tivemos oportunidade de conhecer algumas obras do artista que fazem parte do acervo da Pinacoteca de São Paulo, foi muito emocionante para mim, pois já havíamos estudado sobre o artista em disciplinas passadas, visto algumas obras dele em apresentações mas não tendo o contato de fruição da obra e isso simplesmente, a sensação que temos ao ver uma obra de um artista consagrado como Rodin não tem como explicar, diante disso resolvi postar uma foto de uma obra do artista, a obra faz parte do acervo da Pinacoteca de São Paulo.
" Na pintura o realismo agiu mais como uma passagem para o impressionismo e arte moderna, na literatura surge o romance que discute a sociedade burguesa."(POZENATO, 1995, p.88)








Os Quebradores de Pedras, de Gustave Coubert, 1849 (Staatliche Kunstsammlungen, Dresden).
A obra traz dois homens trabalhando, um jovem que não têm idade para trabalhar e um senhor aparentemente em idade avançada, possivelmente também sem idade para o ofício do trabalho.











O Impressionimo


Movimento que surgiu na França,  o nome nasce a partir do título de uma obra " Impressão do Nascer do Sol" do artista Claude Monet durante a exposição de um grupo que foi rejeitado pela a academia tradicional por não estarem trabalhando de maneira acadêmica.
A luz artificial não satisfaz mais o artista, agora o artista passa a ter a preocupação em  retratar sua impressão sobre algo ou sobre determinado objeto, sem preocupação em retratar  o objeto em questão com exata perfeição de detalhes.
Alguns artistas passam a trabalhar com várias pinturas de uma mesma temática, mas retratando diferentes horas do dia por exemplo.
O artista sai do ateliê e começa a pintar ao ar livre, isso era um tanto inadmissível  para a academia.
A pintura impressionista é caracterizada pelas pinceladas soltas e irregular, uso de cores puras eliminando tons terrosos, formas mal definidas se transformando em manchas sugerindo formas.
A perspectiva liberta-se das regras da geometria e passa a ser sugerida pela gradação de tons", os artistas passam a retratar a natureza morta, a paisagem, o cotidiano das ruas como temas centrais de suas produções.
Os artistas Constable e Turner são considerados por muito como precursores do Impressionismo.
A obra que mais admiro desse movimento é "As meninas" do Artista Renoir, essa obra pode ser observada ao lado.
Outros artistas muito conhecidos desse momento são Manet, Monet, Renoir, Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Pissaro e Degas.
No caso de Van Gohg há quem diga que o artista não possa ser enquadrado em único estilo, há autores que o consideram impressionista, outros que o consideram pós-impressionista e outros que consideram o artista como expressionista.
Ao lado  encontra-se um detalhe  da obra que eu mais admiro do artista Renoir, não sei se podemos caracterizá-la como uma obra que se enquadre unicamente no impressionismo, mas não poderia deixar de citá-la.









Obra de Vincent Van Gogh