Arte Colonial Brasileira

Após a chegada de Cabral em 1500, Portugal tomou posse do Brasil.Quando os portuguêses chegaram aqui encontraram os índios, ambas as partes ficaram impressionados pois tudo era novo, nesta época existia somente a arte indígena aqui no Brasil, danças rituais, pintura e enfeites corporal,cerâmica, música, fábulas, artefatos mágico-ceremoniais e objetos de uso diário.  Primeiro foram feitas construções de pau-a- pique pelos portugueses que temiam a invasão dos indíos. 


Ficheiro:Salvador-JesuitChurch4-CCBY.jpg
Catedral de Salvador.

No Brasil encontramos traços renascentistas, maneiristas, barrocos, rococós e neoclassico, porém os estilos foi se modificando de maneira progressiva ao longo do tempo, nesta época a arte gerava em torno da igreja católica.
Entre todas as ordens religiosa d aépoca, os jesuítas foram os que mais se destacaram na arte colonial.A  arquitetura foi muito insentivada por eles que trouxeram seus proprios artistas ao Brasil.
  

  

Entre os povos americanos que dominavam o atual território brasileiro, os Tupinambás ocupavam extensa área do litoral de Cabo Frio até São Paulo e parte do Vale do rio Paraíba. São eles os primeiros habitantes da região da Baixada Fluminense. A antropofagia entre os Tupinambás era um momento de aproximação entre as várias aldeias. Comer a carne dos inimigos ajudava a vingar a morte dos seus e promovia uma vida social e cultural para os nativos Tupinambás.


Indíons Tupinambas.




















Tanga cerâmica marajoára.




Cêramica Marajoara  os ìndios de Marajó faziam feças utilitárias e decorativas.Confeccionavam vasilhas, potes, chocalhos, apitos, machados, bonecas estatuetas, tangas etc. talvéz as únicas em todo o mundo feito de cerâmica.