Idade Antiga

 A idade antiga corresponde o período que se inicia na pré-história e se estende até o fim do império romano, alguns autores afirmam que a idade antiga se inicia a partir da invensão da escrita.
A pré-história é divida em: período paleolítico e neolítico, no período paleolítico o homem era nômade ou seja, não possuía moradia fixa, vivia basicamente para se alimentar.
O período neolítico corresponde à fase onde o homem cultiva seu próprio alimento e possui moradia fixa, passando a se organizar em grupos de maneira mais organizada.

A arte do Período Paleolítico
O homem pintava aquilo que via, suas produções podem ser caracterizadas como produções naturalista, já que seguia padrões que correspondiam ao que era retratado, o homem nesse período vivia em cavernas, suas produções artísticas tinham a função de demonstrar seu cotidiano.
Não se tinha a preocupação em manter os desenhos que eram feitos, tanto é que muitas vezes outros desenhos eram feito sobre aqueles que já haviam sido feitos.
Para muitas pessoas esse período pode ser chamado também de período da pedra lascada, ao lado esquerdo podemos ver uma  pintura pré-histórica.



Período Neolítico
Alguns milhares de anos se passaram, agora o homem já cultiva seu próprio alimento, vive em sociedade e constrói sua própria moradia. Estamos falando do período da pedra polida, que é caracterizado pela evolução humana em relação aos homens paleolíticos.
A arte de representar por meio do desenho passa por algumas mudanças, o homem passa a representar seus desenhos mais estilizados, talvez por conta de não precisar mais de sentidos tão apurados para conseguir seu alimento, o homem também passa a acreditar em vida após a morte, sepultar seus entes queridos.
Existem pesquisadores que afirmam que nesse momento inicia a divisão de tarefas dentro da sociedade, a mulheres passam a se dedicar à funções domésticas, entre elas colher alimentos e produzir peças em cerâmicas.



Egito

Terra de faraós, riquezas e pirâmides que duram até os dias de hoje.
A construção da sociedade egípcia antiga aconteceu certamente em função do Rio Nilo, a media que se aproximavam do imenso rio. viam que poderiam se estabilizar como grupo.
Para o egípcios o rio era uma espécie de divindade, o culto dos egípcios estava focado em vários deuses, acreditavam que o faraó era  uma espécie de divindade encarnada, seria como Jesus Cristo para os cristãos.
Os egípcios construíam, em sua época, uma grande civilização acreditando ser descendentes de deuses, baseavam sua vida no livro dos mortos.
A arte egípcia seguia padrões estabelecidos, para representar pessoas da sociedade por exemplo, as mais importantes tinham tamanho superior as demais, assim um faraó em termos de representação seria maior do que um simples servo.
Nas pinturas podemos ver a ausênsia de perspectiva e o uso da lei da frontalidade, quando olhamos para tais pinturas temos a sensação de estarmos vendo figuras chapadas.
O cargo do faraó era ocupado por meio de dinastias, durante o período que o império existiu houveram diversas invasões de outros povos, houve até mesmo um período que foi adotado culto à um único deus.
As pirâmides tinham a função de guardar o corpo do faraó e suas riquezas, faziam a mumificação porque acreditavam fielmente que o faraó voltaria um dia, muitos servos eram sepultados vivos em sacríficio à lealdade ao faraó.
A sociedade seguia uma divisão pré- estabelecidas, nas construções haviam também o uso de colunas que viriam a inspirar os gregos.



Grécia
Harmonia, Serenidade e equilíbrio foram padrões adotados pelos gregos para representar a arte, a civilização grega teve início na ilha de Creta, a ilha era um ponto estratégico pois possibilitava fácil contato com as outras civilizações, logo passou a ser alvo de cobiça.
Inicialmente a arte grega é marcada por temas marinhos, pouco registro se têm sobre a pintura já que boa parte foi destruída com o tempo.
Quando pensamos na arte desse período, logo nos vêm à mente vasos, colunas e esculturas perfeitas, mas nem sempre a arte dessa sociedade foi assim.
O belo  tinha outros sentidos, não ligados à beleza e sim à valores.
Foi a primeira sociedade que se organizou em cidades, mas que eram independentes entre si.
Os gregos criaram o teatro por meio da tragédia grega, criaram a filosofia e também adoravam vários deuses.
Cada cidade tinha o livre arbítrio para escolher o deus que gostaria de adorar, os romanos apreciavam muito os gregos.



A arquitetura começa a ter proporções exatas em função da matemática, acima vemos as três ordens representadas: Dórido, Jônica e Corìntia. Os Romanos adotam o último estilo para suas construções. Alexandre O grade chegou a conquistar um vasto império que se estendeu até a India.


Império Romano

 A autora kenia Pozenato chega a afirmar que Roma chegou a dominar o mundo  e foi o centro do maior  império da antiguidade.
Os romanos tinham a ambição de dominar o mundo, nessa civilização surgiu o senado, característica que ainda prevalece dentro de nossa realidade contemporânea.
 A arte romanda recebeu influência grega e dos etruscos, dos etruscos herdou o arco e a abóboda e dos gregos o restante. Os romanos trabalharam bastante a forma circular, usavam algumas  vezes as três ordens gregas em um único edifício. 
As construções romanas mais típicas são templos, basílicas, teatros, anfiteatros, bustos e aquedutos.
 A cerâmica romana seguiu os mesmos padrões da cerâmica grega, assim como o  mosaíco, a diferença que encontramos entre o teatro frego e o romano é que os romanos representavam as cenas mais violentas que, entre os gregos, eram apenas narradas.
 A música também se desenvolveu a partir da música grega, o exército romano era conduzido por tambores  durantes as batalhas.



Acima vemos uma imagem do Coliseu, onde aconteciam vários espetáculos, na maioria das vezes aconteciam apresentações onde os cristão eram mortos pelas feras, essas mortes aconteciam em razão do cristianismo ser uma ameaça à religião que se praticava.

 Arte Cristã Primitiva

Inicialmente os cristãos eram proibidos de praticar seus cultos, mas após o século IV, Constantino libera e oficializa a religião cristã. Isto ocasionou duas grandes divisões na Arte Cristã Primitiva ? a arte das catacumbas e a arte triunfal. A primeira se desenvolveu em Roma e a segunda tem sua origem no Oriente.

Podemos dizer que a Arte Triunfal é dividia em Arte Bizantina (no oriente) e Arte Românica no Ocidente.
A arte das catacumbas se originou em função da perseguição aos primeiros grupos cristãos, eram locais para se esconder da terrível perseguição.


Acima podemos conferir o interior  da catacumba de Domitilla



Após a liberdade de culto, surge a arte triunfal, segundo Pozenato tendo início no século IV estendendo-se até o século XII.