Modernismo na Europa

 Os diversos movimentos artísticos que se seguiram ao Impressionismo são subdivisões da Arte Moderna. A rigor não chegam a construir escolas, sendo antes grupos de artistas com idéias afins.
Fazem parte desse período alguns movimentos como : Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Construtivismo, Suprematismo, Neoplasticismo, Arte Metafísica, Dadaísmo, Surrealismo, Concretismo, Primitivismo, Abstracionismo, Pop Art, Op art, Nova figuração, Arte fantástica, Arte Conceitual.
A partir do Neoclássico temos mais de um movimento artístico acontecendo ao mesmo tempo, todos esses movimentos relatados acima podem ser chamados de ismos.


Alguns Ismos

Cubismo
Segundo Pozenato, o cubismo foi um movimento que se estendeu de 1908 à 1914.
O cubismo analítico é marcado pela decomposição das formas, tentando mostrar várias faces da figura ao mesmo tempo. 
O primeiro artista a pintar uma obra cubista foi Pablo Picasso, sua primeira obra chama-se "Demoiselles D'Aignon(1907).
Já o cubismo sintético segundo Pozenato, divide a figura em planos, segmentos e zonas de cores, trabalhando com escalas de tons, vê-se a figura de um ângulo apenas.
Os principais representantes do Cubismo são: Picasso, Braque, Mondrian, Juan Gris, Delaunay e Picábia.
Abaixo podemos conferir duas obras desse período:   


Obra do cubismo analítico



Les Demoiselles d’Avignon (1907), Picasso.Fase Sintética




Expressionismo 
" O expressionismo é um movimento que surge na Alemanha, entre as duas grandes guerras mundiais, e que, portanto, reflete a angústia de após a primeira guerra e do período instável da segunda guerra em oposição ao impressionismo e tem maior expressão na pintura.
Como diz o nome do movimento, expressa os sentimentos humanos, utiliza como temas o amor, o ódio, a miséria, o ciúme, o medo, a solidão, a pobreza, a angústia, entre outras coisas."(POZENATO, 1995, p.95)
Segundo Pozenato, a pintura expressionista é caracterizada pela deformação, em maior ou menor proporção e as cores são dramáticas.
Os principais nomes do expressionismo na pintura são: Van Gogh, Munch, Hodler e Heckel.
A obra "O grito" é uma pintura que caracteriza o expressionismo, ao lado podemos conferir detalhes da obra.

Segundo Pozenato, na música o movimento expressionista prescinde da melodia e da tonalidade. Implicando uma fuga angustiada de tudo que é agradável e que da prazer, de tudo que é meramente decorativo e atraente.
" O criador do expressionismo musical foi Arnold Schönberg, encontrou as bases de uma completa renovação da linguagem musical, em que  não existe mais diferença entre ruído e som, entre consonate e dissonante, oferecendo para o ouvido um aspecto desconcertante."(POZENATO, 1995, p.96)








O Dadaísmo


Segundo Pozenato, Dadá foi uma palavra escolhida  ao acaso no dicionário por Tristian Tzara no ano de 1916 em Zurique- Suiça, nomeando assim o movimento chamado Dadaísmo.
Ao mesmo tempo aconteceu na França, com André Breton; na Suiça com Éluard; com Tzara e Arp nos Estados Unidos e na Alemanha com Marcel Duchamp.
O movimento foi o primeiro anti-arte da história da arte, negando-se a tudo o que se fazia e o que havia sido feito.
"Representa o irracionalismo  da primeira guerra, inspirando-se no escritos de Lautréamont, nas colagens de Picasso e na arte metafísica de De Chirico, apoiando-se numa contradição que consistia em querer comunicar fugindo às normas da comunicação."(POZENATO,1995, p.97)
A obra dadaísta é caracterizada pela desordem, oposição ao equilíbrio caindo no puro irracionalismo.
As obras mais famosas ao meu ponto de vista de Marcel Duchamp foram : "Nu Descendo a Escada", "A fonte" através da proposta ready made e por fim " A Monalisa de Bigode" que para muitos é definida por outro nome que trás uma frase imprópria no título.
Ao lado podemos observar uma dessas obras, trata-se da obra chamada "Nu Descendo a Escada", consistindo em uma pintura que lembra um pouco o cubismo.


Outras obras de Duchamp:




A fonte








O Surrealismo
Movimento que teve início na França em 1924, também foi um movimento que nasceu entre as duas guerras mundiais.
Nesse meio tempo surge a psicanálise e os escritos de Freud, que segundo Pozenato faziam experiências com sonhos e hipnose, procurando explorar o inconsciente, o surrealismo sofre a influência de Freud.
 Segundo Pozenato, Marx e Breton procuravam encontrar uma forma de manifestar o inconsciente, onde a beleza é o absurdo, o inesperado e seu impacto,André Breton foi criador do Manifesto do Surrealismo em 1924, diz que o Surrealismo baseia-se no automatismo psíquico puro, pelo qual se procura exprimir, seja de que maneira for, o funcionamento real da mente humana." (Pozenato, 1995, p.99).
Na pintura, podemos destacar: Salvador Dali, Juan Miró, Pablo Picasso, Paul Delvaux, entre outros.
A obra que mais me chama a atenção desse período,  é intitulada como "Explosion" do artista Salvador Dali, abaixo podemos conferir uma imagem da obra: